JP 83 2107.5858

CG 83 3342.3650

Notícias e Dicas

Mastigação – primeiro processo na digestão dos alimentos.

mastiga

A mastigação envolve a trituração do alimento em pequenos pedaços, o que é realizado pelos dentes. Ela mistura o alimento com a saliva, o que lhe dá uma consistência pastosa. A saliva contém a enzima ptialina, que digere os amiláceos cozidos, convertendo-os em açúcares. Também contém um muco viscoso, que lubrifica o alimento de modo que ele possa ser engolido. Com isso, a digestão desses alimentos é facilitada, uma vez que chegam pré-digeridos ao estômago. evitando alguns transtornos tão freqüentes, como azia, má digestão, sonolência após a refeição etc.

A mastigação incorreta causa sobrecarga aos órgãos digestivos, e indigestão. Ela é um dos passos mais importantes da reeducação alimentar. Várias pessoas ficam preocupadas com a qualidade da sua alimentação, estão sempre buscando novidades sobre o assunto, mas raramente preocupam-se com a sua mastigação.
Alguns dos problemas digestivos de que muitas pessoas se queixam podem ter origem em uma mastigação insuficiente… Assim, para o ato de mastigar ser eficiente, deve ser lento e compassado, com pausas entre cada deglutição. Caso o alimento não esteja bem fragmentado, o tempo de digestão é aumentado, sobrecarregando o sistema digestivo.
Em média, nós mastigamos quatro a cinco vezes; quando o ideal é de no mínimo vinte e cinco a trinta vezes. Pessoas que alimentam-se com muita rapidez perdem um pouco o sabor dos alimentos, já que as papilas gustativas estão localizadas na cavidade bucal, e possuem também menor sensação de saciedade e acabam comendo além da quantidade necessária, pois o cérebro não transmite os sinais de que está satisfeito tão rapidamente, levando o indivíduo a ganhar peso com maior facilidade, sempre considerando, é claro, os aspectos individuais (genética, sexo, idade, atividade física,etc…).Não esqueça de mastigar bem!
Fonte: wwww.phd.com.br