JP 83 2107.5858

CG 83 3342.3650

Notícias e Dicas

Todos os dentes de leite caem?

Os dentes de leite ou dentes decíduos são dentes que fazem parte da fase inicial da vida de todas as pessoas. Inicialmente de forma geral começam a aparecer na boca por volta dos 6 meses de idade. Ao longo dos dois primeiros anos de vida a dentição decídua se completa com a exposição de todos os dentes de leite na boca. Este período em que os dentes começam a aparecer determinam um amadurecimento nos hábitos alimentares da criança que com o tempo irá consumir cada vez mais alimentos sólidos. A erupção de todos os dentes de leite finaliza-se por volta dos 24 meses de vida, porém esse período pode ser alterado e se concretizar um pouco antes ou alguns meses depois, isso vai depender do desenvolvimento de cada criança.

14300491_m

A criança utilizará todos os dentes de leite até os 6 anos

   O período entre os 2 anos de idade até os 6 anos é o momento da vida criança em que ela estará literalmente utilizando todos os seus dentes de leite. Este momento da vida infantil é interrompido com a queda dos primeiros dentes de leite para iniciar a troca destes por dentes permanentes. Este processo geralmente ocorre a partir da queda dos incisivos centrais inferiores decíduos que serão substituídos pelos incisivos centrais inferiores permanentes. E este momento é um marco na vida de uma criança que começa a perceber as transformações que seu corpo terá nos próximos anos. A troca dos dentes deve ocorrer de maneira natural preferencialmente, sem a necessidade de remover dentes de leite antes do tempo correto a não ser que por algum motivo realmente importante seja necessário. Esses motivos costumas estar associados a presença de cáries nos dentes, principalmente os molares que que são os últimos dentes da arcada dentária. Estes dentes tem grande importância e não podem ser negligenciados levando a sua perda precoce.

Você sabe quando nascem os dentes do seu filho?

Todos os dentes de leite precisam ser substituídos por dentes permanentes 

A substituição de todos os dentes de leite deve ocorrer entre os 11 e 13 anos de idade. Esse é o período médio para que a dentição permanente se complete na arcada dentária, com exceção dos sisos que são os terceiros molares permanentes e costumam aparecer apenas por volta dos 18 anos de idade. Se por alguma razão a criança entrar na adolescência e observa-se que ainda existem dentes de leite na arcada dentária é preciso fazer uma radiografia de todos os dentes, inicialmente uma radiografia panorâmica pode contribuir para uma visão geral ou se o caso for localizado é possível que uma radiografia periapical que é feita no próprio consultório odontológico seja suficiente para identificar o motivo pelo qual o dente de leite ainda está na arcada.

Motivos para as crianças não substituírem todos os dentes de leite

Os motivos e razões que podem levar algum dente de leite não ser substituído são geralmente associados as seguintes condições:

  1. Existe a ausência do dente permanente devido a alguma falha na formação dentária, ou seja, o dente de leite não possui um substituto pois neste caso ele não existe.
  2. O dente permanente está impactado e não consegue por si só substituir o dente de leite. Isto é muito comum de se observar em caninos superiores que em alguns casos ficam retidos no céu da boca e para que sua erupção seja realizada corretamente é necessário que se realize uma cirurgia com a finalidade de ligar este dente a um aparelho ortodôntico que irá direcioná-lo para a posição correta.
  3. O dente permanente pode aparecer numa posição inadequada e com isso não realizar a esfoliação da raiz do dente de leite.

   Independente da razão é preciso saber que todos os dentes de leite devem ser substituídos, eles não possuem a mesma resistência dos dentes permanentes e o processo natural da vida torna a sua substituição primordial. Todos os dentes de leite apresentam grande importância durante a fase de infância e pré-adolescência, eles são os dentes que prepararão o espaço adequado para a entrada dos permanentes, não se deve negligenciá-los pelo fato de saber que eles serão substituídos no futuro. O desenvolvimento físico, psicológico e social da criança pode ser muito melhor se ela possuir todos os dentes fortes e saudáveis. Cuide de seu filho o previna de passar por dores desnecessárias logo na infância, cuide de sua educação e de sua saúde para desenvolvê-lo fisicamente e emocionalmente entendo a importância dos cuidados com todos os dentes.

rmaodontologia.com.br

Fonte:http://www.abcdbrasil.org.br/noticia.php?id=406